Empreender com responsabilidade não é sobre abandonar tudo.

É sobre construir um caminho sólido, com a força da transição consciente.

 

Eu sei que isso pode parecer contraditório e até confuso. Afinal, os grandes gurus, que se autodeclaram bem-sucedidos, dizem exatamente o contrário. A proposta deles é de você largar tudo para empreender: queimar pontes, afastar-se de seguranças, jogar o chapéu e correr para pegá-lo.

 

Para mim, isso soa muito parecido com: “Espere o incêndio começar para apagar”, ou ainda: “conserte o paraquedas durante a queda”. Já imaginou um avião recebendo manutenção em pleno voo? Tá tudo certo se for uma manutenção prevista, mas não está certo se é algo que deveria ter sido feito antes mesmo de o avião decolar.

 

E aí mora o X da questão: quando você recebe um conselho genérico, que não considera a sua realidade, isso aumenta ou diminui suas chances de sucesso?

Será que o palco de quem se apresenta é semelhante aos bastidores que você tem? Os recursos que possui? Os seus desafios de vida? Ao apoio familiar que você recebe?

 

Acredito na liberdade de empreender, mas acredito ainda mais na responsabilidade empreendedora — tanto de quem empreende quanto de quem tenta catequizar este mercado. Se alguém vai catequisar, que faça direito.

 

Sei que, em alguns casos, queimar pontes é necessário para alcançar o próximo nível. Mas, na maioria das vezes, empreender não é um mar de rosas vermelhas, lindas e perfumadas, como a visão romântica de sucesso vendida por aí. O sucesso é possível, sim, mas a forma de alcançá-lo não é igual para todos.

 

 

Você precisa de planejamento e organização para fazer a transição de forma saudável, com gestão de riscos. E eu te desafio: torne-se mais produtivo(a), conte com um coach para aumentar sua performance — alguém com experiência, formação sólida e comprometimento. Te recomendo eu mesma, porque sei do quanto estudo e me preparo para oferecer meus serviços com responsabilidade. Se não for eu, que seja alguém que realmente olhe para a sua realidade e demanda, com atenção aos detalhes.

 

Empreender com responsabilidade requer:

 

 

 

 

 

 

 

Acredite: é muito melhor evitar o incêndio antes dele começar do que apagá-lo enquanto se alastra.

 

Sua família pode não te apoiar enquanto você não tiver resultados; talvez até te abandone. Seus amigos podem não acreditar; alguns até tentarão te desviar do foco. A jornada será solitária. Ninguém vai ajudar quando os boletos vencerem, quando as dívidas te sufocarem, quando faltar o básico para sua subsistência. Ninguém vai se oferecer sem que você tenha os recursos para acessar soluções efetivas, porque soluções são vendidas, não distribuídas de graça. Não confunda pílulas de conhecimento gratuito com um método organizado. Não confunda um “band aid” com um tratamento profundo ou cirúrgico que realmente cure seu problema.

 

Empreender é lindo e libertador, mas também é cansativo e desafiador. É lidar com um alfabeto de demandas intermináveis, que parecem só aumentar a cada dia. Compensa o risco, sim, porque propicia oportunidades únicas de autodesenvolvimento: fortalecemos nossa mentalidade, ampliamos capacidades e transformamos nossa forma de viver e de sentir a vida. Pulsa em cada célula do nosso corpo uma força motriz que nos rege na direção dos nossos sonhos.

 

Mas pode ser mais leve, com significado, sem negligenciar seus valores e o que realmente importa. Porque se for para perder tudo, talvez nem valha a pena. Você não tem garantias. É um jogo — não entre nele sem conhecer bem as regras ou sem ter certeza de que vale a pena arriscar tudo.

 

Se você ainda não empreende, ou se está começando agora, quero falar com você. É o momento de contar com apoio, com acompanhamento de quem valoriza seu objetivo tanto quanto você.

 

Conte comigo em sua jornada. Agende sua sessão personalizada e vamos construir seu caminho com consciência e responsabilidade.

 

Compartilhe nas redes sociais
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Agende seu horário para sua sessão personalizada!